Brasil ganha obra inédita na área de segurança e saúde do trabalho.



Será lançado nesta terça-feira (20), em São Paulo, o Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador: Conceitos, Definições, História, Cultura. A obra reúne 522 autores, incluindo estrangeiros, e foi organizada pelo médico especialista em medicina do trabalho René Mendes. O propósito das 1.280 páginas é funcionar como uma obra de referência e beneficiar não apenas os profissionais da área, mas principalmente os trabalhadores brasileiros.

O dicionário possui 1.236 verbetes temáticos, escritos em uma linguagem simples. O organizador do livro ressalta que a obra está a serviço dos mais vulneráveis, pois atenderá de forma abrangente as associações e sindicatos em prol do cidadão.

“Se um sindicato, por exemplo, tiver dúvida sobre como atuar em caso de assédio moral ou outro tema, ele pode consultar o livro. A partir daí, terá as orientações sobre como proceder. Caso queira fazer uma pesquisa mais minuciosa, ao final de cada verbete, ele encontrará referências. Algumas delas, inclusive, estão disponíveis na internet”, detalha René Mendes.

O organizador explica ainda que para chegar ao resultado, o livro contou com a participação de especialistas em saúde e segurança do trabalho e de áreas distintas, como direito, sociologia, e outras profissões envolvidas no propósito de promover a equidade, a justiça social e o desenvolvimento humano ético e sustentável por meio do trabalho.

Dentre os autores, também estão presentes representantes da Fundacentro, entidade ligada ao Ministério do Trabalho. “A expectativa é ter um salto na qualidade do atendimento no setor. A cada três anos, haverá uma atualização e revisão do que estamos chamando de enciclopédia”, conclui Mendes.

Após o lançamento em São Paulo, o dicionário também estará disponível em outras capitais brasileiras.

Ministério do Trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.