Por que janeiro é o mês menos produtivo – e o que fazer para mudar isso.



Janeiro pode ser um mês bastante decepcionante. Você está retornando da diversão das festas e do recesso e precisa voltar a trabalhar. As metas de ano novo se mostram mais difíceis de cumprir do que você imaginava.

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela plataforma de gerenciamento de projetos Redbooth mostrou que, por lá, janeiro é o mês menos produtivo para os profissionais – que cumprem apenas 7,2% das tarefas do ano (se dividirmos todas as tarefas igualmente pelo ano, deveríamos concluir 8,3% por mês). Fevereiro é apenas um pouco melhor, com uma produtividade de 7,6%. No Hemisfério Norte, o inverno também ajuda a puxar os números para baixo, mas por aqui, o auge do verão também pode atrapalhar bastante a sua capacidade de se concentrar. 
Mas em vez de apenas sofrer com sua falta de produtividade, confira quatro estratégias para te ajudar a manter o foco no primeiro mês do ano, listadas pela Fast Company.

1. Foque nos cuidados pessoais:

Ser produtivo significa entender suas forças e fraquezas. Pensando nisso, pode ser uma boa escolha agendar menos tarefas para concluir em janeiro e focar mais naquilo que você quer se tornar. Identifique quatro atividades que aumentam suas energias e separe algum tempo para elas. Podem ser exercícios físicos, passar tempo com amigos e família ou ler um bom livro, por exemplo.

É um bom momento também para se desconectar um pouco das mídias sociais ou de hábitos pouco saudáveis. Assim, você vai ter mais energia e foco para conseguir trabalhar.

2. Identifique suas prioridades:

Pense onde você quer chegar e defina suas prioridades com base naquilo que quer alcançar neste ano, sugere o consultor em liderança Doug Ringer. “Limite-se a escolher três prioridades”, diz ele. “Se você tem de mais de três prioridades, na verdade, não tem nenhuma.”

Em vez de criar listas enormes de coisas a fazer pense nos seus objetivos para determinar um plano de ação. “Escreva o que você vai fazer em seu calendário. Quando o dia chegar, apenas faça aquilo.”

3. Prepare-se para o sucesso no futuro:

Se sua carga de trabalho estiver mais leve, o que é comum no começo do ano, use janeiro para se preparar para os próximos meses. Organize seu ambiente de trabalho, limpe a caixa de entrada do seu email, crie um sistema para lidar com os novos trabalhos e projetos. A mesa de trabalho influencia bastante a sua produtividade, então se organize de acordo com as dicas dos especialistas.

Por exemplo, segundo David Allen, autor de “A arte da produtividade sem estresse”, você deve manter apenas quatro coisas na sua mesa: os materiais básicos (como caneta e bloco de anotações), material de referência, decoração e equipamento. Qualquer outra coisa deveria ficar guardada em outro lugar.

3. Ou simplesmente desista:

Não é razoável esperar que a produtividade seja constante, seja ao longo de um dia, de uma semana ou de um ano, diz Cindi Fukami, professora de administração da Universidade de Denver. Em vez de brigar contra isso, reconheça e aceite esse fato.

“Os ritmos da vida flutuam, e a produtividade também”, diz Cindi. - “Os negócios de uma empresa passam por ciclos e isso é aceito como normal. As companhias deveriam aceitar que os funcionários também têm ciclos. Se a empresa quer produtividade uniforme, deveria investir em automação e robótica. Só assim você consegue manter as operações no mesmo ritmo 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.”

Época Negócios.


Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.