Você sabe qual é a diferença entre gripa e resfriado - DDS


Muitas vezes ficamos na dúvida se o que temos é gripe ou resfriadoNa verdade, essas doenças são bem diferentes uma da outra, a começar pelos agentes que as causam.

Tanto as gripes como os resfriados são causados por vírus, mas esses vírus são completamente diferentes uns dos outros.

Assim sendo, os resfriados são, na maioria das vezes, causados por uma família de vírus chamados Rinovírus, enquanto que as gripes são causadas por outro tipo de vírus, o chamado vírus da Influenza.

Sintomas:

Em geral os resfriados se apresentam com uma coriza, obstrução nasal, muitas vezes a garganta fica irritada, provocando tosse. Raramente aparece febre, ou se estiver presente é bem baixa. Também é raro o doente apresentar dores no corpo ou aquele mal estar geral, cansaço ou fraqueza.

Normalmente, o resfriado dura poucos dias, mais ou menos 4 há 7 dias, enquanto a gripe dura mais tempo, de 1 há 2 semanas.

Em geral, essas doenças aparecem mais nas épocas mais frias do ano. O que acontece é que o vírus da gripe e do resfriado é transmitido por via aérea.

Nessas épocas, temos a tendência de ficar mais dentro de casa, com isso o vírus fica circulando no ar, encontrando a temperatura ideal para se procriar, infectando a todos.

Como se Prevenir:

Evite ficar em locais fechados, mantenha sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local, lave sempre as mãos, beba bastante líquido, respire pelo nariz, não pela boca, use lenços de papel ao invés de lenços de pano, não fume, tenha uma alimentação saudável, tome vitamina C e cama.

Tratamento:

Na verdade, não existe um tratamento específico para as gripes e resfriados.

Como todas as doenças virais, elas acabam sendo eliminadas sem tratamento, Independentemente de usar medicações ou não, dentro de poucos dias as pessoas melhoram. Porém, o que podemos fazer é aliviar os sintomas.

Os resfriados são frequentes e estão entre as principais causas de falta ao trabalho.

Os adultos, em média, têm de dois a quatro resfriados ao ano, e as crianças (especialmente os pré-escolares) de cinco a nove.

Procure o seu médico ao sentir os primeiros sintomas.


Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.