CUIDADO COM AS TATURANAS - DDS.

Durante o trabalho, se houver risco de acidente com taturanas, devemos estar uniformizado com boné com aba, camisa, calça, usar obrigatoriamente os EPI´s de acordo com a tarefa a ser realizada, inspecionar visualmente a área antes do inicio das atividades.

Ao detectar a presença taturanas afaste-se.

Devemos ter uma visão ampla do local onde será realizado o serviço e procurar trabalhar em equipe, olhando sempre onde colocar as mãos e a onde estamos pisando.

Caso tenha contato com uma taturana ou lagarta avise imediatamente o chefe de turma que o encaminhará ao Pronto Socorro.

O acidente com a taturana é ocasionado pela introdução de um líquido urticante na pele através de espinhos. Estes espinhos são estruturas de ponta aguda e frágil que ao contato com as partes descobertas do corpo, injetam o liquido (ácido fórmico).

Normalmente os acidentes com taturanas ocorrem da seguinte forma:

Manuseando a vegetação, a pessoa toca a lagarta com as mãos ou a espreme entre os dedos.

O contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos "espinhos" seja injetado na pessoa. A dor na maioria dos casos é violenta, irradiando-se do local da "queimadura" para outras regiões do corpo.

Os sinais e sintomas mais comuns são:

Algumas vezes aparecem complicações, como sangramento no corpo (pele), na gengiva e aparecimento de sangue na urina; Dor aguda no local; vermelhidão e íngua; edema (inchaço) por dois ou três dias; sensação de “queimadura”;

Atenção:
 Em qualquer sinal de reação alérgica procure orientação médica imediatamente.

Trabalhe consciente, siga as dicas acima mencionadas para não por em risco a sua vida.


Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.