Pressão arterial – DDS.

Você sabe que é pressão alta, pressão baixa e como é o seu controle? 


Como ocorre a pressão arterial máxima e mínima?


A intensidade da pressão arterial é estabelecida no chamado centro circulatório situado numa parte do cérebro e adapta-se a cada situação através de mensagens enviadas aos centros nervosos. A pressão arterial ajusta-se através de alterações na intensidade e freqüência do ritmo cardíaco (pulsações) e no diâmetro dos vasos circulatórios.


Este último efeito ocorre através de músculos finíssimos situados nas paredes dos vasos sanguíneos. A pressão arterial altera-se ciclicamente no curso da atividade cardíaca.
 

Atinge o seu valor máximo (pressão sangüínea sistólica), durante a “expulsão” do sangue (sístole) e o seu mínimo (pressão arterial diastólica), quando o coração termina o “período de repouso” (diástole).


Para evitar certas doenças, estes valores devem manter-se entre limites normais específicos.


Quais são os valores considerados normais?


A pressão arterial é considerada elevada se em repouso a pressão diastólica for superior a 90 mm/Hg e/ou a pressão arterial sistólica for superior a 160 mm/Hg.


Se este for o caso você deve procurar imediatamente um médico.


O prolongamento destes níveis de pressão arterial pode fazer perigar a sua saúde, pois causam o progressivo deterioramento dos vasos sangüíneos do organismo.


Deve também consultar o seu médico se os valores da pressão arterial sistólica estiverem entre 140 mm/Hg e 160 mm/Hg, e/ou os valores da pressão diastólica estiverem entre 90 mm/Hg e 95 mm/Hg. Deverá também proceder regularmente a medições de autocontrole.


Se os valores forem demasiados baixos, isto é, se a pressão sistólica for inferior a 105 mm/Hg e/ou a diastólica inferior a 60 mm/Hg, deverá também fazer uma visita ao médico cardiologista.


Nível
Pressão arterial sistólica
Pressão arterial diastólica
Ação a tomar
Hipotensão
inferior a 100
inferior a 60
check-up médico
Valores normais
entre 100 e 140
entre 60 e 90
auto-medição
Hipertensão limite
entre 140 e 160
entre 90 e 100
check-up médico
Hipertensão moderada
entre 160 e 180
entre 100 e 110
consultar o médico
Hipertensão grave
superior a 180
superior a 110
consultar o médico com urgência
Hipertensão sistólica específica
superior a 140
inferior a 90
consultar o médico



Informações adicionais: 


Se a maioria dos valores é normal em repouso, mas excepcionalmente elevada em condições de esforço físico ou psicológico, é possível que estejamos em presença de uma situação de hipertensão lábil ou instável.

Se você suspeitar que esse pode ser o seu caso, consulte o seu médico.


Valores de pressão arterial diastólica superiores a 120 mm/Hg, provenientes de uma medição correta, requerem tratamento médico imediato. 


O que fazer quando os registros obtidos são freqüentemente muito elevados ou muito baixos?


1) Contate seu médico;


2) A presença de valores da pressão arterial elevados, (diversas formas de hipertensão), conduz a médio e longo prazo, a elevados riscos para a saúde. 

Estes riscos dizem em particular respeito às artérias, mediante o seu endurecimento causado por depósitos nas paredes vasculares (arteriosclerose). Como resultado, o fornecimento do sangue a órgãos vitais é insuficiente (coração, cérebro, músculos). Por outro lado, o coração, quando os valores da pressão permanecem superiores aos níveis normais por um longo período de tempo, pode sofrer danos estruturais.


3) As causas da hipertensão são múltiplas: deve diferenciar-se hipertensão primária comum (essencial) da hipertensão secundária. Este último grupo pode ser circunscrito a disfunções orgânicas específicas. Você deve sempre consultar o seu médico para obter informações sobre as possíveis origens dos seus valores elevados.


4) Há certas medidas que podem ser tomadas, não só para reduzir a pressão arterial comprovada pelo médico, mas que podem também ser adotadas para a sua prevenção. Estas medidas dizem respeito ao seu modo de vida.  


A) Hábitos alimentares:


Tente manter um peso equilibrado para a sua idade.

Livre-se do excesso de peso; Evite o consumo excessivo de sal;  Evite os alimentos gordos.


 B) Doenças anteriores:


Siga cuidadosamente as instruções do médico para o tratamento de doenças tais como:


Diabetes (diabetes mellitus); Disfunções do metabolismo; ota.     
              

 C)  Consumo de substâncias nocivas:


Deixe de fumar; dere o consumo de bebidas alcoólicas; Reduza o consumo de cafeína (café).


D)    Forma física:


Pratique esportes regularmente - após ter feito um check-up médico; Escolha esportes que requeiram resistência física e não força; Não se esforce até atingir o seu limite da forma física.


Se sofrer de alguma doença e/ou tem mais de 40 anos, antes de iniciar qualquer atividade desportiva, você deve consultar o médico, que lhe recomendará o tipo de esporte adequado ao seu caso, e a intensidade com que o deve praticar. 

 Pro Check, Microlife Corp. (Onbo Eletronic), Hafnerwisenstrasse 4 – Alemanha.


http://www.comprafacil.com.br/afiliadoscf/?a_aid=msv 



Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.