Como reciclar – DDS.

Reciclagem significa reaproveitamento de material, representa economia de recursos naturais e energia, com ela, podemos diminuir áreas contaminadas e fontes de poluição no planeta.

A reciclagem reduz a quantidade de resíduos a serem tratados e dispostos, por isso, é o destino mais econômico e adequado ao nosso lixo.

Sua contribuição é muito importante para o processo de reciclagem, pois somente você poderá colocar o resíduo no local certo.

E lembre-se: coloque o resíduo sólido nos recipientes adequados.

VERDE - Todos os tipos de papéis.

AZUL - Todos os tipos de plástico

PRETO - Orgânico (restos de alimentos)

BRANCO - Metais, vidros, (menos lâmpadas).
Se você fizer a sua parte, já será um grande passo. 


Como é reciclado cada material:

Papel - Nos depósitos, é enfardado em prensas, são classificados e revendidos às fábricas. O Papel vai para uma espécie de liquidificador gigante, misturado com água formando uma pasta. Uma peneira tira as impurezas e são aplicados produtos químicos para torná-lo mais branco e com fibras mais ligadas, novamente ele será prensado, originando uma folha bruta, posteriormente ele será industrializado.

Plástico – O plástico pode ser reciclado de forma mecânica, química ou energética. A mais comum é a mecânica. Nela, depois de separado, enfardado e estocado, o plástico é moído e lavado para voltar ao processo industrial. Esse plástico é seco e aglutinado em uma máquina de alta rotação, formando uma pasta. Passa por uma etapa de resfriamento e é cortada em tiras, que depois são picadas e revendida às fábricas. É possível usar 100% de material reciclado em um produto novo.

Latas – São limpas e prensadas para facilitar o transporte. Nas usinas, são fundidas em fornos, quando estão no estado líquido, são moldadas em placas. Este reaproveitamento possibilita que a liga metálica ou alumínio sejam reprocessados infinitas vezes, sem perda da qualidade.

Vidros – Os vidros são limpos e separados de outras impurezas. Vão para um triturador que transforma os resíduos em cacos do mesmo tamanho. Passam por uma peneira e são armazenados em silos e tambores, para serem fundidos e novamente reaproveitados.                                                                                                                                                                                                      
Lembre-se: Você pode participar de todo este processo é só fazer sua parte, descartando corretamente os resíduos sólidos na empresa e na sua residência.




Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.