Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

5 de junho de 2011

EXAMES MÉDICOS – DDS.


O objetivo principal da execução de exames médicos ocupacionais é a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores e é parte integrante de um conjunto de iniciativas adotadas pela empresa para o controle médico de saúde dos colaboradores e contratados.

A Norma Regulamentadora – NR 07 da Portaria 3214/78, estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

Os exames médicos devem ser baseados nos princípios da patologia ocupacional (doenças decorrentes do trabalho) suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador a ser examinado.

Por isso, cada exame médico diz respeito à função exercida pelo colaborador e o ambiente de trabalho onde ele executa suas atividades, bem como aos riscos de cada tarefa.

O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos seguintes exames médicos:

a)    Admissional;

b)    Periódico;

c)     De retorno ao trabalho;

d)    De troca de função;

Esses exames compreendem a avaliação médica ocupacional, exame físico e mental e exames complementares de acordo com a exposição de cada colaborador aos agentes agressivos do ambiente de trabalho.

É de obrigação de cada colaborador, no mínimo uma vez por ano submeter-se aos exames médicos requeridos por sua função e pelo ambiente de trabalho onde executa suas atividades. O procedimento básico para atender esse importante aspecto de prevenção e promoção da saúde é o seguinte:

a)    Fazer coleta de material (sangue e urina) para os exames complementares. Observar jejum de 12 horas;

b)    Fazer o exame clínico de visão, audição e específicos;

c)     Após o resultado dos exames complementares, procurar o serviço médico para a conclusão do exame clínico e obtenção do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.

d)    Importante: todo o trabalhador deve estar ciente dos resultados dos seus exames e de sua aptidão ou não para o trabalho, devendo assinar, juntamente com o médico o Atestado de Saúde Ocupacional.


Portanto, seja disciplinado, procure informação e mantenha seus exames médicos em dia.


A sua saúde depende da sua atitude e você é o maior responsável. Isso é qualidade de vida!

Um comentário:

  1. Olá, C
    Com relação a NR-35, gostaria de saber quais exames médicos serão realmente obrigatórios para os empregados que exercem atividades em altura e a frequencia destes. Ou se apenas os treinamentos serão necessários.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.