ALERTA – ENCHENTES – DDS.

As enchentes que atingem os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro trazem riscos à saúde, em especial doenças infecciosas transmitidas pelo consumo de água não tratada e pelo contato com água contaminada com urina de rato.  

As principais doenças relacionadas à ingestão de água contaminada são:

Cólera, febre tifóide, hepatite A e doenças diarréicas agudas de várias etiologias: bactérias (Shigella, Escherichia coli); vírus – Rotavírus, Norovírus e Poliovírus (poliomielite – já erradicada no Brasil); e parasitas (Ameba, Giárdia, Cryptosporidium, Cyclospora). 

Algumas dessas doenças possuem alto potencial de disseminação, com transmissão de pessoa para pessoa (via fecal oral), aumentando assim sua propagação na comunidade.

Alimentos contaminados com água de enchente devem ser desprezados, pois podem transmitir inúmeras doenças. 

Alimentos perecíveis que ficaram sem refrigeração por falta de energia também devem ser desprezados.

É importante ferver a água que será utilizada para beber e lavar utensílios e superfícies da cozinha, assim como a água utilizada na higiene das mãos e higiene pessoal.

Caso não seja possível ferver, utilizar água de uma fonte que não tenha sido contaminada por esgoto e realizar a filtração (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e posterior tratamento com hipoclorito de sódio (2,5%).

Para cada litro de água para consumo humano, adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio (2,5%) e deixar repousar por 30 minutos.

A Leptospirose é uma doença sistêmica aguda, de notificação compulsória, causada por uma bactéria do gênero Leptospira que é eliminada principalmente pela urina de roedores urbanos.

A doença ocorre durante o ano todo, porém, com maior incidência nos meses de verão, em decorrência das chuvas e enchentes que ocorrem nesta época do ano e, conseqüentemente, propicia maior chance de contato com urina de roedores.

O contato com água de enchentes também pode acarretar exposição a substâncias químicas e, em algumas situações especiais, ocasionar intoxicações.

Portanto, é importante não utilizar de água de enchente para consumo humano e as pessoas que vão entrar em contato com água de enchente devem usar equipamentos de proteção individual, como botas e luvas.


Centro e Vigilância Epidemiológica.



Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.