VOCÊ SABE O QUE É DOENÇA DE LYME – DDS Utilidade Pública.


O que é a doença de Lyme?

A doença de Lyme é causada por uma bactéria transmitida por     carrapatos minúsculos infectados (em Massachusetts, é transmitida por carrapatos de cervo). Pessoas e animais podem ser infectados e vir a ter a doença de Lyme.

Onde existe a doença de Lyme?

A doença de Lyme é mais comum na costa leste dos Estados Unidos, nas áreas mais ao norte do meio-oeste e nos vales do extremo oeste do país. Em Massachusetts, os carrapatos de cervo podem ser encontrados em todo o Estado, mas especialmente nas áreas costeiras, nas ilhas e no vale do rio Connecticut. A época mais comum de transmissão da doença de Lyme é entre fins de maio e início do outono, quando os carrapatos estão em sua fase mais ativa.

Como se transmite a doença de Lyme?

Os carrapatos se aderem a plantas próximas do solo, em áreas de arbustos, bosques e gramados. Como não conseguem pular nem voar, os carrapatos sobem nas pessoas e animais quando estes últimos roçam nas plantas.

Os carrapatos muito imaturos, conhecidos como larvas, têm o tamanho de um ponto gráfico e se infectam com a bactéria da doença de Lyme quando picam animais infectados, como camundongos do campo. Carrapatos um pouco mais maduros, conhecidos como ninfas, têm o tamanho de uma semente de papoula e são os que mais provavelmente irão picar e infectar seres humanos. O carrapato na fase adulta também pode transmitir a doença, mas não representam um risco tão grande como as ninfas, porque os adultos não costumam picar seres humanos e são mais fáceis de serem vistos e removidos da pele.

Os carrapatos vivem dois anos e podem infectar animais selvagens, domésticos e pessoas. Nem todos os carrapatos são portadores da doença de Lyme e nem mesmo ser picado por um carrapato significa que se terá a doença. Para transmitir a bactéria, o carrapato precisa estar preso à pele por, no mínimo, 24 horas. Daí a importância de remover o carrapato imediatamente para diminuir o risco de infecção.


Quais os sintomas da doença de Lyme? Fase inicial (dias ou semanas):

Muitas vezes, mas nem sempre, um dos primeiros sintomas é uma erupção na pele, no local onde o carrapato se prendeu. A erupção aparece entre três dias e um mês depois da picada. Em geral começa como uma pequena área avermelhada que se espalha, ficando mais clara no centro, com o aspecto de uma rosquinha.

A erupção, no entanto, nem sempre tem esta aparência. Sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de cabeça, rigidez de pescoço, dor nos músculos e articulações, cansaço, gânglios inchados, são também comuns nos estágios iniciais da doença de Lyme. Estes sintomas em geral desaparecem em algumas semanas, mas a pessoa pode continuar infectada. Quando não tratadas, cerca de metade das pessoas infectadas terão novamente a erupção na pele, desta vez em outras partes do corpo. Muitas destas pessoas poderão ter problemas mais graves. O tratamento com antibióticos logo no início faz com que a erupção desapareça em alguns dias e geralmente evita problemas posteriores.

Fase avançada (meses ou anos):

Três importantes sistemas do corpo – as articulações, o sistema nervoso, e o coração – podem ser comprometidos. Pessoas com a doença de Lyme podem ter sintomas avançados mesmo sem nunca ter tido a típica erupção de pele em rosquinha.

Cerca de 60% das pessoas com doença de Lyme que não foram tratadas apresentam artrite em grandes articulações, em geral nos joelhos, cotovelos e punhos. A artrite pode migrar de uma articulação a outra e se tornar crônica.  Cerca de 10 a 20% das pessoas não tratadas desenvolvem problemas no sistema nervoso.

Os problemas mais comuns são meningite (inflamação do tecido que recobre o cérebro e a medula espinhal); paralisia facial (paralisia de Bell) e outros problemas com os nervos cranianos; fraqueza e/ou dor nas mãos, braços, pés e/ou pernas. Estes sintomas podem durar meses, e muitas vezes passam de leves a graves.  O coração também pode ser atingido pela doença de Lyme, com diminuição progressiva dos batimentos cardíacos e desmaios. Os efeitos no coração podem aparecer no início da doença ou numa fase mais avançada.

Como se trata a doença de Lyme?

O tratamento imediato dos sintomas iniciais com certos antibióticos pode prevenir problemas posteriores mais graves.

O tratamento das fases mais avançadas da doença de Lyme ainda não está bem estabelecido.

Como se pode prevenir a doença de Lyme?

A única forma conhecida de pegar a doença de Lyme é através da picada de um carrapato infectado. A melhor maneira de prevenir a doença de Lyme é evitar áreas onde se concentram os carrapatos de cervo. Quem mora ou visita uma área de alto risco deve tomar as seguintes precauções:

Use camisa de mangas compridas e calça comprida. Prenda as barras da calça dentro das meias. (Vestir roupa de cores claras facilita ver os carrapatos na roupa, antes que consigam chegar à pele). Caminhe no centro das trilhas, não nas margens.

Aplique repelente de insetos à base de DEET (dietiltoluamida) sobre a pele e roupa ou repelente à base de permethrin sobre as roupas.

Leia atentamente o rótulo.

 Em crianças, use repelentes com no máximo 10 a 15% de DEET e 30 a 35% em adultos.

Não use repelentes em bebês. Lave bem a pele quando não estiver mais ao ar livre. Uma reação grave ao repelente pode ocorrer, embora seja rara. Verifique diariamente se há carrapatos.

Os lugares prediletos por eles são as pernas, virilhas, axilas, linhas do cabelo e dentro ou atrás das orelhas. Como os carrapatos são minúsculos, procure por algo parecido com “sardas” novas. Remova os carrapatos imediatamente usando pinça de ponta fina.

Não se deve espremer nem torcer o carrapato. Segure-o próximo à pele e, fazendo uma pressão firme, puxe-o para fora.

Conheça os sintomas da doença de Lyme. Se você esteve entre maio e o início do outono, em algum lugar onde estes carrapatos são comuns, e aparecerem quaisquer sintomas da doença de Lyme, especialmente erupção na pele, consulte um médico imediatamente.

Existe uma vacina contra a doença de Lyme?

Sim, existe uma vacina para a doença de Lyme. É necessário receber três doses da vacina para conseguir uma proteção de 75%. Visto que a vacina não oferece proteção completa e não protege contra outras doenças transmitidas por carrapatos, mesmo pessoas vacinadas devem tomar as precauções mencionadas acima. A vacina é segura para a maioria das pessoas. Uma vacina como qualquer remédio, pode causar problemas sérios, como reações alérgicas graves. As reações mais comuns à vacina contra a doença de Lyme são vermelhidão, inchaço e dor no local de injeção. Algumas pessoas podem sentir dores musculares, dor ou rigidez nas articulações, febre ou calafrios depois de receber a vacina.

Quem deve ser vacinado contra a doença de Lyme?

Pessoas entre 15 e 70 anos que moram, trabalham ou brincam por períodos prolongados em áreas onde há carrapatos infectados devem perguntar ao médico sobre a vacina contra a doença de Lyme. Devem se incluir neste grupo pessoas que já tiveram doença de Lyme sem complicações e que continuam sendo expostas a carrapatos infectados.

Quem não deve receber a vacina contra a doença de Lyme?

Pessoas que não entram em contato com carrapatos infectados. Crianças com menos de 15 anos e adultos com mais de 70 anos. Mulheres grávidas. Pessoas com qualquer deficiência no sistema imunológico. Pessoas com artrite causada por um caso prévio de doença de Lyme que não respondeu ao tratamento antibiótico. Pessoas com qualquer outro tipo de artrite.

Onde se podem conseguir maiores informações?

Com seu médico, enfermeira ou clínica no departamento de saúde local (na lista telefônica). No Departamento de Saúde Pública, Divisão de Epidemiologia e Imunização ou ligue gratuitamente para 1-888-658-2850 ou no website do Departamento de Saúde Pública: http//www.mass.gov/dph

Comentários

  1. Sou Richard, estou aqui para testemunhar sobre um grande fitoterapeuta que curou minha esposa de câncer de mama. Seu nome é Dr. Imoloa. Minha esposa passou por essa dor por 3 anos, passei quase tudo que tinha, até que vi alguns depoimentos online de como o Dr. Imoloa os curava de suas doenças, imediatamente o contatei. então ele me disse o que fazer antes de mandar o fitoterápico. Gostaria que tivesse feito isso através do serviço de entrega da DHL, e ele nos instruiu sobre como aplicar ou beber o remédio por boas duas semanas. e para a maior surpresa, antes da terceira semana superior, minha esposa estava aliviada de todas as dores, acredite em mim, foi assim que minha esposa foi curada do câncer de mama por este grande homem. Ele também tem um poderoso fitoterápico para curar doenças como: doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia, transtornos de ansiedade, doença autoimune, dor nas costas, entorse nas costas, transtorno bipolar, tumor cerebral, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, cardiovascular Doença, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite de mídia inflamatória autoimune ed. doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, transtorno distímico, eczema, tuberculose, síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória do intestino, doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarreia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão maior, Maligno melanoma, Mania, Melorreostose, Doença de Menière, Mucopolissacaridose, Esclerose múltipla, Distrofia muscular, Artrite reumatóide. Você pode entrar em contato com ele por e-mail Via drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatsapp +2347081986098 Website-http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.