SOLVENTES ORGÂNICOS - DDS.


Prezada Maria Inez, espero que esse sirva de alerta e possa ser útil para suas atividades, conforme a indagação por você formalizada.
  
Solventes orgânicos são misturas de substâncias químicas capazes de dissolver outros materiais, são compostos lipossolúveis voláteis e inflamáveis.

A ação dos solventes orgânicos no corpo humano é semelhante ao efeito dos anestésicos, ou seja, inibe a atividade do cérebro e da medula espinhal, diminuindo a capacidade funcional do sistema nervoso central, tomando-a menos sensível aos estímulos.

Os solventes são substâncias lipofílicas, ou seja, eles apresentam grande afinidade pela gordura, acumulando em órgãos e tecidos do corpo que possuem tecido adiposo (gorduras), uma vez depositados, os solventes alteram a excitabilidade normal das células, suprindo a condução normal dos impulsos nervosos.

Os solventes como a gasolina, thiner e querosene, são considerados muitos voláteis e de fácil penetração no organismo através dos pulmões, podendo provocar após exposição longa, dores musculares, cãibras, alterações na sensibilidade superficial do  tato.

Os solventes como o benzeno, em contato com a pele, podem provocar lesões e queimaduras e quando inalados após longa exposição, podem provocar edema pulmonar, a ao atingirem a circulação provocam depressão no sistema nervoso central, diminuição do número de espermatozóides ou sua deformação.

O benzeno não deve ser confundido com benzina, difere dos demais solventes por sua ação mielotóxica, ou seja, possui ação na medula óssea, diminuindo o número de glóbulos brancos, vermelhos e as plaquetas.

O primeiro sinal de toxidade do benzeno pode ser observado na coagulação sangüínea e se diagnosticada nesta fase a doença é reversível. Se a exposição ficar contínua poderá instalar-se uma hipoplasia medular, surgindo a anemia e a diminuição do número de plaquetas.


Recomendações importantes sobre o produto:


- Identificação do produto químico;

- Seus riscos no manuseio do produto;

- Medidas de primeiros socorros e incêndios,

- Métodos de manuseio, transportes e armazenamento;


- Informações toxicológicas e ecológicas;

- Limites de exposição dos trabalhadores, vigilância médica a todos envolvidos;

- Utilização do equipamento de proteção individual por todos os trabalhadores expostos;


Proteção em ambientes de trabalho:


- O local deve ser bem ventilado, protegidos do calor e de qualquer fonte de ignição, sendo expressamente proibido FUMAR;

- Usar os equipamentos de proteção como máscara para vapores orgânicos, luvas de PVC;


A preocupação que todos nós devemos ter quando manusear os solventes orgânicos é reconhecer os riscos que estes compostos apresentam à nossa saúde e que podem provocar com seu uso indiscriminado e freqüente, doenças que se manifestariam após longos períodos de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.