Como estamos na “Semana do Meio Ambiente”, posto essas informações úteis para que os seguidores desse blog possam instruir seus colaboradores.



1° Educação Ambiental – DDS.


"Planeta Água"
  
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no Planeta Terra, sem a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. 

Cerca de 70% de nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do Planeta são aquáticas. 

Cerca de 99,9% das águas de nosso planeta são salgadas ou permanentemente congeladas, resta-nos não muita quantidade de água doce para a manutenção de nossas necessidades.

E quando nos lembramos disso?

Quase nunca, talvez somente quando abrimos as torneiras vazias, ou sentimos sede. Sendo assim, não seria importante refletirmos sobre essa importantíssima questão?

Está na hora de preservarmos esse imprescindível recurso e que é finito (não é renovável), se não for adequadamente tratado. Nossa contribuição pode ser dada da seguinte forma:

Evitando desperdícios (fazer uso racional da água tratada);

Não jogar lixo, resíduos e entulho nos mananciais (Rios, Lagos e Lagoas e principalmente em nascentes);
Não usar indiscriminadamente agrotóxicos;

Denunciando qualquer tipo de agressão aos cursos d'água principalmente doce.

Não esqueça a qualidade e a disponibilidade da água, está em nossas mãos, basta fazermos nossa parte





2° Educação Ambiental – DDS.


"O Efeito das Queimadas no Planeta"


Muitas pessoas não sabem ou não acreditam que as queimadas da vegetação (campos, lavouras), lixos (principalmente o plástico e borrachas) são muito perigosos para a vida no planeta.

O primeiro efeito que as queimadas provocam são as doenças respiratórias, como a asma, bronquite, etc., atacando pessoas de todas as idades e classes sociais.

Outro efeito causado pelas queimadas é o que se chama de efeito estufa.

Em condições normais o nosso planeta tem uma cobertura de gases nobres que retém o calor irradiado pelo Sol, mantendo o nosso mundo aquecido de forma equilibrada, ou seja, existe uma estufa sob controle.

As queimadas indiscriminadas ajudam a aumentar a quantidade de gases na atmosfera e em conseqüência provocam o desequilíbrio nessa camada de proteção aumentando a temperatura da Terra.

O aumento da temperatura provoca o degelo nos mares e oceanos, alteram o período das chuvas, os ventos, causando diversos danos a população e a agricultura.

Se não houver nenhuma ação de nossa parte para controlar as queimadas e as fontes de gases, a terra irá aquecer-se 4,5 C até o Ano de 2050.


“O nosso primeiro passo quem sabe não é refletirmos um pouco sobre esse tema? Ainda há tempo!"





3° Educação Ambiental - DDS.


"Reciclagem como fazer"


Reciclagem significa reaproveitamento de material, representa economia de recursos naturais e energia. Com ela, podemos diminuir áreas contaminadas e fontes de poluição no planeta. A reciclagem reduz a quantidade de resíduos a serem tratados e dispostos. Por isso, é o destino mais econômico e adequado ao nosso lixo.

Como é reciclado cada material

Papel: Nos depósitos, é enfardado em prensas, são classificados e revendidos às fábricas. O papel vai para uma espécie de liquidificador gigante, misturado com água formando uma pasta. Uma peneira tira as impurezas e são aplicados produtos químicos para torná-lo mais branco e com fibras mais ligadas, novamente ele será prensado, originando uma folha bruta, posteriormente ele será industrializado.

Plástico: O plástico pode ser reciclado de forma mecânica, química ou energética. A mais comum é a mecânica. Nela, depois de separado, enfardado e estocado, o plástico é moído e lavado para voltar a o processo industrial. Esse plástico é seco e aglutinado em uma máquina de alta rotação, formando uma pasta. Passa por uma etapa de resfriamento e é cortado em tiras, que depois são picadas e revendido às fábricas. É possível usar 100% de material reciclado em produto novo.

Latas: São limpas e prensadas para facilitar o transporte. Nas usinas, são fundidas em fornos, quando estão no estado líquido, são moldadas em placas. Este reaproveitamento possibilita que a liga metálica ou alumínio sejam reprocessados infinitas vezes, sem perda da qualidade.

Vidros: Os vidros são limpos e separados de outras impurezas. Vão para um triturador que transforma os resíduos em cacos do mesmo tamanho. Passam por uma peneira e são armazenados em silos e tambores, para serem fundidos e novamente reaproveitados.


"Lembre-se: Você pode participar de todo este processo é só fazer sua parte, descartando corretamente os resíduos sólidos na sua empresa."



Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.