Proteção dos Olhos - DDS.

Você sabia que 80% do que está a nossa volta é percebido pelo sentido da visão?

 Pois é, pesquisas internacionais apontam que se perdermos a visão deixamos de perceber cerca de 80% do que está a nossa volta.

Hoje 20,5% dos acidentes que ocorrem com equipes de manutenção envolvem lesões simples nos olhos, mas se ocorrer uma perda permanente ou parcial de visão o quê faremos, alguém já pensou nisso?

Você conhece algum deficiente visual (cego) que trabalhe numa planta petroquímica, por exemplo?

Cuidar da qualidade de vida no trabalho, preservando a segurança e a saúde é nossa responsabilidade, no entanto, o quê temos feito para preservar a qualidade da nossa visão?

Participar do Programa de Saúde prestando os exames e das Campanhas de Prevenção de Acidentes promovidas pelo Sesmt já é um grande passo, por isso, não mantenha-se indiferente, participe desses Programas, pergunte, questione, tire suas dúvidas e, acima de tudo respeite as normas e procedimentos de segurança.

Nas nossas tarefas diárias podemos ter os olhos atingidos por: fagulhas, poeiras, fuligens, respingos químicos e radiações luminosas intensas (raios luminosos de solda e oxicorte).

Para nos protegermos contra esses riscos, contamos com Normas e Procedimentos de Segurança e Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual os quais podemos destacar:

- Protetores contra radiação luminosa;

- Protetores contra partículas multidirecionais (fagulhas e rebarbas);

- Protetor Facial;

- Óculos de proteção contra impacto;

     - Óculos de proteção contra respingos;

- Óculos com lentes escuras para radiações luminosas;

Como vimos, há uma série de recursos para prevenirmos lesões nos olhos, basta praticarmos as orientações de segurança adotadas e emitidas pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

É nossa responsabilidade, todos os dias planejarmos as nossas atividades e praticarmos as orientações de segurança para cada tarefa.


" Veja a vida com bons olhos, cuide deles hoje para não sofrer amanhã!"

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.