COR NA SEGURANÇA DO TRABALHO – DDS.


As cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando os equipamentos de segurança, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.

As cores adotadas são as seguintes:

Vermelho, Amarelo, Branco, Preto, Azul, Verde, Laranja, Púrpura, Lilás, Cinza, Alumínio e Marrom.

Vermelho – Identifica equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. A cor vermelha também é utilizada no Mapa de Risco para identificar o grau de risco II por agentes químicos. Quando utilizada nos símbolos de risco, identifica os produtos inflamáveis.

Amarelo – Tem a finalidade de chamar a atenção, alertar, identificar, distinguir e advertir. È usada para a identificação no mapa de riscos, do grupo III – riscos ergonômicos.

Branco – Tem a finalidade de indicar, identificar e distinguir. É usada, também, para identificar canalizações de vapor.

Preto – Identifica as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade.

Azul – Tem a finalidade de alertar, identificar, distinguir e advertir. È usado no Mapa de Riscos, para identificar o grupo V – riscos de acidentes.

Verde – É a cor que caracteriza a “segurança” tem a finalidade de identificar, indicar e distinguir. É usado, também, para identificar, no Mapa de Risco, o grupo I – riscos por agentes físicos, botões de partida (ligar) para máquinas e equipamentos.


Laranja – É utilizado nos painéis de segurança, no transporte de produtos perigosos para identificação do produto e seu risco.

Púrpura – Indica os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partidas nucleares.

Lilás – As refinarias de petróleo utilizam para a identificação de lubrificantes.

Cinza claro – Deverá ser utilizado para identificar canalizações em vácuo

Cinza escuro - Deverá ser utilizado para identificar eletro dutos.

Alumínio – Identifica canalizações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade.

Marrom – Tem a finalidade de indicar, identificar e distinguir. È usada, no Mapa de risco, para identificar o grupo III – riscos por agentes biológicos e equipamentos de matérias fragmentadas (minérios).




Comentários

  1. Bom gostaria de saber mais sobres as cores usadas no mapa de risco, como por exemplo,porque esta respctivas cores foram atribuidas aos seus respectivos riscos ambientais e quando e em que anos elas entraram em ação no mapa de risco ? Obrigado por me ajudar!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.