Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

6 de abril de 2010

COLESTEROL – DDS.

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todos os tecidos animais, 70% a 80% do colesterol circulante no sangue é produzido pelo fígado; o restante provém da alimentação.

O colesterol é importante para sobrevivência humana, já que ele entra para formar a membrana das células, entra na fabricação da bílis, na fabricação de hormônios sexuais, da vitamina D. É ele também que estoca a nossa energia, etc. Enfim, sem o colesterol o ser humano não sobreviveria.

Não é o colesterol que nos faz mal, mas sim o seu EXCESSO.

Quando o nível de colesterol dentro do sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura. “E aí o perigo: eles podem, pouco a pouco, “entupir” as artérias, levando a complicações cardiovasculares às vezes fatais”.

Popularmente falando, existem vários tipos de colesterol circulando no sangue:

O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como já vimos, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisar de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.

O bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo.

O Mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura.

Para reduzir os níveis de Colesterol, reduza o consumo dos alimentos com colesterol (os de origem animal) e com gordura saturada.

Mas para aumentar o nível do Bom Colesterol, consuma os óleos de milho, arroz, soja e azeite de oliva. Além de comer corretamente, procure fazer exercícios aeróbicos (andar, correr, pedalar, etc.) todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana, durante 40 a 50 minutos cada vez.

Quanto menor for o nível do colesterol, menor é a chance de doença cardíaca coronariana.

Com que idade uma pessoa deve se preocupar com o colesterol?

As evidências médicas indicam que a acumulação de substâncias gordurosas nas artérias começa desde a infância, embora as conseqüências não sejam evidentes até a idade adulta.

Esta é, pois, uma moléstia silenciosa.

Um estilo de vida saudável a partir da juventude, com dieta e exercícios adequados, pode prevenir doenças cardíacas.



Penso nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.