REFRESCANDO A MEMORIA - Cont.

Asbestose - Doença do pulmão causada pela inalação de partículas de amianto (asbesto).


As fibras de amiantos nos pulmões causam irritação e inflamação. O organismo tenta neutralizar estas fibras de vários modos complexos, e alguns desses métodos causam inflamação e dano ao pulmão. Quase sempre uma fibrose ou um tecido cicatrizado se desenvolve nos espaços intersticiais, ao redor dos bronquíolos e alvéolos. Se isso ocorre o oxigênio e o gás carbônico não mais fluem levemente até alvéolos e as células sanguíneas. Isso faz com que a respiração se torne menos eficiente.


Asfixia - Sufocação, sufocamento, suspensão da respiração. Em medicina é um estado mórbido resultante de obstáculos à passagem de ar pelas vias respiratórias ou dos pulmões.


Asfixiante (asphyxiant) - Uma substância química (gás ou vapor) que pode causar morte ou perda da consciência por sufoco. Asfixiantes simples como o nitrogênio, usam ou deslocam o oxigênio do ar. Eles se tornam especialmente perigosos em ambientes confinados ou fechados. Asfixiantes químicos, como o monóxido de carbono (CO) e o sulfeto de hidrogênio (H 2S) interferem com a capacidade do organismo de absorver ou transportar oxigênio para os tecidos.


ASO - Atestado de saúde ocupacional atestado emitido pelo médico, em virtude da consulta clínica, quer seja ela feita por motivo de admissão (admissional), periódica, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou dimensional.


Atividade Insalubre (NR-15) - São consideradas atividades insalubres que se desenvolvem:



. acima dos limites de tolerância previstos nos anexos 1, 2, 3, 5, 11 e 12 da NR-15



. nas atividades mencionadas nos anexos 6, 13 e 14 da NR-15.



. comprovadas através de laudo de inspeção do local do trabalho, constante nos anexos 7, 8, 9 e 10 da NR-15.



Atividade Penosa (Projeto de Lei nº 2168/89 e 1808/89) - Segundo o projeto de lei nº 2168/89 é atividade penosa aquela que demanda esforço físico estafante ou superior ao normal, exigindo atenção contínua e permanente ou resultem em desgaste mental ou stress. Segundo o projeto de lei nº 1808/89 é atividade penosa aquela que em razão de sua natureza ou intensidade com que é exercida, exige do empregado esforço fatigante, capaz de diminuir-lhe significativamente a resistência física ou a produção intelectual.


Atividades Perigosas (CLT e NR-16) - Aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. A NR-16 ainda versa que são consideradas atividades e operações perigosas as constantes nos anexos números 1 e 2 da NR-16. Estes anexos da NR-16 referem-se a atividades com explosivos e inflamáveis.


Atmosfera Perigosa (NR-18) - Presença de gases tóxicos, inflamáveis e explosivos no ambiente de trabalho.


Atrofia Muscular - É um resultado da contração muscular ineficiente ou pouco estimulada, num período de inatividade de um grupo de músculos ou um músculo específico, principalmente em membros inferiores ou superiores de portadores de déficits físicos. Há que observar os cuidados fisioterápicos e de exercícios específicos para a prevenção destes quadros em crianças ou adultos com deficiências.


Audiologia - Ciência que se ocupada audição e de suas alterações, déficits ou comprometimentos.




Autoclave - Um dispositivo usado para expor material a vapor em alta pressão, com a finalidade de descontaminar ou esterilizar.


Autopropelida (NR-18) - máquina ou equipamento que possui movimento próprio.


Baixa Tensão (BT) - Tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.


Bancada (NR-18) - Mesa de trabalho.



Banguela (NR-18) - Queda livre do elevador, pela liberação proposital do freio do tambor.


Barômetro - Aparelho destinado a medir a pressão atmosférica.


Base ou álcali - Aceptor de prótons - Pelo conceito de Bronsted, uma base.


Bate-Estacas (NR-18) - Equipamento de cravação de estacas por percussão.


Biossegurança - Normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado (OGM), visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas, bem como do meio ambiente.


Biqueira- Proteção metálica presente na parte da frente de alguns calçados de segurança. A biqueira em geral é de aço e tem por objetivo proteger o pé do usuário contra quedas de objetos.


Biruta - Aparelho utilizado para indicar a direção do vento. Consiste em um tronco de cone, feito de pano ou material assemelhado, por onde passa o vento. O vento, passando pelo tronco de cone, faz com que o cone aponte para o lado que o vento sopra, indicando sua direção.


Blaster (NR-18) - Profissional habilitado para a atividade e operação com explosivos.



Borboleta de Pressão (NR-18) - Parafuso de fixação dos painéis dos elevadores.



Botoeira (NR-18) - Dispositivo de partida e parada de máquinas.



Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.