Mitos ou verdades - Você sabe identificar?

E será que você sabe identificar o que é mito e o que é verdade? Faça o teste abaixo e veja quantas respostas você é capaz de acertar:


O câncer e contagioso? Não é, mas, por mais incrível que possa parecer, é comum deparar com pessoas que evitam ter contato com familiares que estão sofrendo de câncer. Abraçar uma pessoa com câncer não fará você pegar a doença, mas é provável que a pessoa abraçada pegue seu carinho.


Comer churrasco aumenta o risco para câncer? Substâncias presentes na carne de churrasco parecem aumentar o risco de câncer, mas as evidências não são conclusivas. De qualquer forma, é prudente reduzir o consumo de carne feita na brasa. Mas atenção: se você faz parte do meu clube e não deseja abrir mão de um bom churrasco, recomendo consumir boas quantidades de vegetais e frutas junto com a carne (ex.: brócolis, cenouras, batatas, mamão, manga). Estes alimentos reduzem a absorção das substâncias potencialmente cancerígenas.



Adoçantes causam câncer? Em 1969, o ciclamato foi banido dos Estados Unidos acusado de aumentar o risco de câncer na bexiga. Pesquisas realizadas mais tarde não confirmaram esta suspeita, mas o mito já havia se espalhado. Atualmente, os adoçantes artificiais são considerados seguros e não estão associados a aumento do risco para câncer.


Viver em uma cidade poluída é mais arriscado que fumar um maço de cigarros por dia? Muitos fumantes adoram dizer isso: "De que adianta parar de fumar e continuar respirando esse ar poluído. Fique sabendo que o risco de câncer associado à poluição é 100 vezes menor que o risco trazido pelo cigarro.


Equipamentos eletrônicos podem causar câncer? Não causam. Boatos sobre plásticos que liberam substâncias cancerígenas quando colocados no forno de microondas também são comuns. Pura bobagem. Acorde: o problema está na qualidade do que você come. Não culpe o plástico ou o forno de microondas.


Desodorantes causam câncer na mama? Desodorantes e antirespirantes não causam câncer na mama. Fique à vontade para comunicar isso ao sujeito no ônibus de pé ao seu lado.


O uso regular de protetor solar diminui o risco de câncer de pele? Sim, diminui. Se você tem a pele clara, utilize um protetor com fator acima de 15. Aplique-o pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, renovando a aplicação a cada 2 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.